Clique e saiba mais

Departamento de Esportes Departamento de Esportes

II Mostra Cultural

III Mostra Ciencias (1) III Mostra de Ciencias (1)

III Mostra Ciências

III Mostra Ciencias (1) III Mostra de Ciencias (1)

#

Compartilha Titulo da Imagem

O sofrimento do corpo humano no horário de verão

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Todo ano, vivemos uma mudança nos horários. Adiantamos uma hora e depois retornamos ao horário antigo. Mas por que? 



O horário de verão é adotado costumeiramente no verão devido os dias serem mais longos devido a posição da Terra em relação ao Sol. Devido este "aumento" no dia, os governos buscam minimizar a sobrecarga de consumo de energia elétrica no horário em que o pico de energia é o maior de todo, o fim da tarde. 



Pense comigo: você e seus pais, chegam em casa no fim do dia e logo ligam a TV, acendem luz, ligam chuveiro elétrico e outros equipamentos. Isso já faz com que o relógio da companhia elétrica aumente a velocidade. Agora some a casa dos seus amigos, dos amigos dos amigos e de toda a cidade. Vish... o consumo sobe muito!!! 

O governo brasileiro espera economizar 2,6 mil megawatts nesse período. Uma baita economia pro bolso de todo mundo. 



Mas o nosso corpo sofre um pouco, pois diferentemente do relógio digital da parede da sua casa, o nosso relógio biológico não se adapta rapidamente a essa mudança.



Um estudo realizado recentemente no Brasil concluiu que o corpo humano precisa de pelo menos 14 dias para se adaptar totalmente ao horário de verão. Enquanto essa adequação não ocorre, falta de atenção, de memória e sono fragmentado são problemas comuns.

É pessoal, não tem jeito. Vamos sofrer um pouquinho mas o horário já começou e vai durar até Fevereiro de 2016. Tempo pra gente se acostumar.