Clique e saiba mais

Departamento de Esportes Departamento de Esportes

II Mostra Cultural

III Mostra Ciencias (1) III Mostra de Ciencias (1)

III Mostra Ciências

III Mostra Ciencias (1) III Mostra de Ciencias (1)

#

Compartilha Titulo da Imagem

Dia da Terra

quarta-feira, 22 de abril de 2015





Bom, primeiro de tudo, estamos falando de nosso planeta TERRA, nosso lar, nossa moradia, comemorar um dia é pouco tamanha a importância que ela é para nós.



A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data. 

Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.
Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril
Faça sempre coisas boas ao nosso planeta mãe Terra, como plantar uma muda, ajudar na coleta do lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos. 
Só que mais que isso, devemos buscar medidas que diminua a derrubada de florestas, elimina o tráfico de animais silvestres, utilize fontes de energia renováveis como energia solar e eólica. Faça parte, veja projetos sustentáveis, compre produtos com selo de garantia ambiental.

Partindo do pouco podemos mudar muito.